SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialHonestidad como valor moral: una construcción posible y necesaria en la escuelaPrimer contacto com Escuela Secundaria Integrada: uma confrontación entre maestros licenciados y los que tienen bachirelatto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

LOCATELLI, Solange Wagner. Estratégia metacognitiva para repensar os níveis representacionais envolvidos numa transformação química. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1590-1613.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-18.

Por meio dessa pesquisa, pretendeu-se compreender como que oito graduandos de uma universidade pública se apropriam dos níveis representacionais ao proporem explicações para a transformação química envolvida na combustão do metano. Para isso, os alunos tinham que elaborar um texto para explicar essa reação química, bem como responder a um questionário no início e no final do processo. A pesquisa foi de cunho qualitativo, apoiando-se na análise textual discursiva para a organização dos dados, em que unidades de análise foram geradas a partir dos textos produzidos. Os resultados indicaram uma prevalência das explicações em nível macroscópico, sendo que o nível submicroscópico foi menos considerado, bem como a transição entre os níveis, mesmo com alunos mais experientes. Isso evidencia a necessidade de uma retomada nas explicações envolvendo o triplete, de tempos em tempos, para uma melhor apropriação desse entendimento, uma vez que o mesmo não é espontâneo.

Palabras clave : Níveis representacionais; Ensino de Química; Transformação química; Estratégia metacognitiva; Formação inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )