SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Desafíos para la práctica docente en el ambiente hospitalario: la formación inicial en el contextoAtención Escolar en Hospital Universitario de la Universidade Federal do Maranhão: avances y límites en la formación inicial del pedagogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

ASINELLI-LUZ, Araci; LIMA-BERTON, Tatiane Delurdes de  y  MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim. As práticas educativas e o pedagogo hospitalar. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e002.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-2.

O resgate do processo de humanização dos hospitais vem ao encontro da pedagogia hospitalar que alicerça e dá continuidade aos estudos daqueles que necessitam de atendimento escolar e que por alguma razão encontram-se em condições de enfermidades, que estejam impedidos temporariamente de retomar a normalidade da sua vida social, familiar e escolar. Nesse sentido, o presente estudo busca compreender as práticas educativas do educador/pedagogo hospitalar para promoção da Educação em ambientes hospitalares. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, para a discussão sobre possíveis práticas educativas com base na Pedagogia Hospitalar. Pensa-se que tais práticas educativas no ambiente hospitalar podem favorecer a inclusão social, melhoria clínica de crianças e adolescentes e retomada dos estudos que foram interrompidos na escola, bem como enfatizar a produção de pesquisas na área.

Palabras clave : Educação; Humanização; Pedagogia hospitalar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )