SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28As práticas educativas e o pedagogo hospitalarA história da educação no Hospital Pequeno Príncipe e a formação continua dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

LIMA, Maria Socorro Lucena; RABELO, Francy Sousa  e  SILVA, Marilize de Morais. Atendimento Escolar no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão: entre avanços e limites na formação inicial do pedagogo. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e003.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-3.

Esta pesquisa visa compreender os avanços e os limites do atendimento escolar no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão através do Projeto Estudar, uma ação saudável. O aporte teórico-metodológico utilizou-se do levantamento bibliográfico, baseando-se em autores como, Fonseca (1999; 2008), Taam (2004), entre outros e da pesquisa de campo, cujo lócus foi o Projeto de Extensão supracitado e as técnicas de coleta de dados foram a observação participante e a entrevista semi-estruturada com alunas do Curso de Pedagogia, participantes desta experiência como bolsistas e voluntárias. Os resultados apontaram como um dos avanços, a participação efetiva das crianças nas atividades promovidas pelo atendimento escolar hospitalar no projeto reaproximando-as com o cotidiano escolar e quanto aos limites, tem-se a ausência de discussões sobre educação em espaços não escolares no currículo, da formação do pedagogo.

Palavras-chave : Atendimento Escolar Hospitalar; Pedagogo; Formação Inicial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )