SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Atendimento educacional em ambiente hospitalar: visão do estudante portador de paralisia cerebral sobre direitos e formaçãoPráticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar Semear índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; BARBOSA, Ivone Garcia  e  TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti. Educação Especial: formação de professores em matemática no contexto das classes hospitalares em Goiás. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e006.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-6.

Este artigo elege como objetivo analisar o contexto das classes hospitalares em Goiás e o processo de formação de professores em matemática atuantes no Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar de Goiás (NAEH). O estudo se caracteriza de natureza exploratória, de base qualitativa tendo a pesquisa-ação, em uma perspectiva integral e sistêmica, como método. Apresenta as bases documentais que orientam o contexto histórico, as políticas, a organização e funcionamento dos atendimentos no NAEH. A formação de professores de classe hospitalar que ensinam matemática, proposta no âmbito da pesquisa, foi construída de forma coletiva e orientada em conformidade com as demandas levantadas em campo. O curso, com carga-horária de 120 horas, trouxe, segundo avaliação dos participantes, importantes contribuições para o trabalho pedagógico, além de reflexões sobre a qualidade da atuação docente nesse espaço de inclusão.

Palavras-chave : Educação especial; Atendimento educacional hospitalar e domiciliar; Classe hospitalar; Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )