SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educación Especial: Formación de profesores de matemáticas en el contexto de las clases hospitalarias en GoiásPlanificación educativa individual en la clase hospitalaria: nombramiento de un curso colaborativo de formación reflexiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SCHWINGEL, Paulo Adriano; PEDROSA, Emerson Marinho  y  PEDROSA, Cristiane Rose de Lima. Práticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar Semear. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e007.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-7.

Este artigo aborda a prática docente e o uso da tecnologia no cotidiano da Classe Hospitalar Semear, ancorado numa investigação que objetivou compreender os processos formativos e a inclusão da tecnologia nesse ambiente. A presente pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, em que se considerou a observação dos espaços-tempos coletivos dos docentes, entrevistas e análises de documentos como fonte de dados. A mediação pedagógica com apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Semear, permitiu perceber a individualidade dos sujeitos envolvidos, respeitando os aspectos emocionais e afetivos, geradores de desenvolvimento cognitivo destes pacientes/estudantes, a partir de uma abordagem sistémica e multidimensional valorizando as relações do processo educativo. O uso da tecnologia em confluência com mediação pedagógica adequada a essa modalidade de ensino possibilita a construção do conhecimento de forma lúdica, prazerosa e divertida, associada às dinâmicas de socialização que são indispensáveis a esse ambiente pedagógico.

Palabras clave : Classe hospitalar; Educação; Tecnologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )