SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educação Especial: formação de professores em matemática no contexto das classes hospitalares em GoiásPlanejamento Educacional Individulizado na Classe Hospitalar: apontamentos de professores em um curso de formação reflexiva colaborativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SCHWINGEL, Paulo Adriano; PEDROSA, Emerson Marinho  e  PEDROSA, Cristiane Rose de Lima. Práticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar Semear. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e007.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-7.

Este artigo aborda a prática docente e o uso da tecnologia no cotidiano da Classe Hospitalar Semear, ancorado numa investigação que objetivou compreender os processos formativos e a inclusão da tecnologia nesse ambiente. A presente pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, em que se considerou a observação dos espaços-tempos coletivos dos docentes, entrevistas e análises de documentos como fonte de dados. A mediação pedagógica com apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Semear, permitiu perceber a individualidade dos sujeitos envolvidos, respeitando os aspectos emocionais e afetivos, geradores de desenvolvimento cognitivo destes pacientes/estudantes, a partir de uma abordagem sistémica e multidimensional valorizando as relações do processo educativo. O uso da tecnologia em confluência com mediação pedagógica adequada a essa modalidade de ensino possibilita a construção do conhecimento de forma lúdica, prazerosa e divertida, associada às dinâmicas de socialização que são indispensáveis a esse ambiente pedagógico.

Palavras-chave : Classe hospitalar; Educação; Tecnologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )