SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Práticas docente e o uso da tecnologia na Classe Hospitalar SemearDoenças crônicas não transmissíveis, absenteísmo escolar e boas práticas em Pedagogia Hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GONCALVES, Adriana Garcia  e  PACCO, Aline Ferreira Rodrigues. Planejamento Educacional Individulizado na Classe Hospitalar: apontamentos de professores em um curso de formação reflexiva colaborativa. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e008.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-8.

A partir da necessidade de formação frente ao atendimento escolar hospitalar, bem como, a importância do planejamento frente a esse serviço, o presente estudo objetivou analisar os estudos de casos e Planejamentos Educacionais Individualizados (PEIs) desenvolvidos pelos 22 participantes de um curso de formação reflexiva colaborativa. A pesquisa se constitui em caráter colaborativo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma diretoria de ensino, onde ocorreu um curso de formação continuada colaborativa, em que foram realizados cinco encontros presenciais e foram disponibilizadas cinco unidades didáticas na plataforma online do Google Classroom. Ao se pensar nas possibilidades de desenvolvimento das atividades escolares dentro do ambiente escolar hospitalar, notou-se que o PEI se constitui como uma ação favorável tanto para o aluno, como para o professor, levando em consideração que esse tipo de planejamento evidencia as principais necessidades e potencialidades do aluno, algo que é imprescindível quando o mesmo se encontra hospitalizado.

Palavras-chave : Educação Especial; Classe Hospitalar; Planejamento Educacional Individualizado; Formação reflexiva colaborativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )