SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Death and Hospital Class: possibilities for a comprehensive formation of the hospitalized being through hermeneutic phenomenologyTowards the professionalization of hospital pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

GELABERT, Sebastià Verger; COLOM, Marc Salas; NEGRE, Laia Riera  and  BENASSAR, Francisca Negre. Desenho de uma estratégia didática de pensamento computacional para jovens com Doenças Raras da associação INèDITHOS. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e011.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-11.

Com base nas necessidades educacionais das pessoas afetadas por doenças raras no campo da matemática, propõe-se o desenho de uma estratégia didática voltada para o aprimoramento do pensamento computacional de 3 participantes do ensino médio responsáveis ​​pela associação INèDITHOS. Paralelamente, usando o modelo de gerenciamento de projetos do IPECC como foco e partindo das necessidades de habilidades digitais mostradas pela equipe de voluntários, um espaço de treinamento virtual é projetado e implementado focado no uso dos recursos que compõem a mesma estratégia didático. Dessa forma, sua correta implementação é garantida no contexto da associação, bem como exemplos de sessões, tutoriais em vídeo, recursos visuais etc.

Keywords : Doenças raras; Robótica educacional; Pensamento computacional; Necessidades educacionais especiais; Ambiente virtual.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )