SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Morte e Classe Hospitalar: possibilidades para uma formação compreensiva do ser hospitalizado via hermenêutica-fenomenológicaRumo à profissionalização da pedagogia hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GELABERT, Sebastià Verger; COLOM, Marc Salas; NEGRE, Laia Riera  e  BENASSAR, Francisca Negre. Desenho de uma estratégia didática de pensamento computacional para jovens com Doenças Raras da associação INèDITHOS. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e011.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-11.

Com base nas necessidades educacionais das pessoas afetadas por doenças raras no campo da matemática, propõe-se o desenho de uma estratégia didática voltada para o aprimoramento do pensamento computacional de 3 participantes do ensino médio responsáveis ​​pela associação INèDITHOS. Paralelamente, usando o modelo de gerenciamento de projetos do IPECC como foco e partindo das necessidades de habilidades digitais mostradas pela equipe de voluntários, um espaço de treinamento virtual é projetado e implementado focado no uso dos recursos que compõem a mesma estratégia didático. Dessa forma, sua correta implementação é garantida no contexto da associação, bem como exemplos de sessões, tutoriais em vídeo, recursos visuais etc.

Palavras-chave : Doenças raras; Robótica educacional; Pensamento computacional; Necessidades educacionais especiais; Ambiente virtual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )