SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Diseño de una estratégia didáctica centrada en potenciar el pensamiento computacional de jóvenes con Enfermedades Raras de la asociación INèDITHOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

GARUZ, María Cruz Molina. Rumo à profissionalização da pedagogia hospitalar. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e012.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-12.

Este artigo tem com o objetivo de contribuir com o avanço da profissionalização na educação em hospitais, segundo o conceito da Pedagogia Hospitalar cujo campo de atuação é concebido como parte de um sistema inclusivo de qualidade. Serão analisados os conceitos de profissionalidade e de desenvolvimento profissional, como elementos fundamentais para definir a identidade própria deste profissional. Define-se o perfil de competências para esta modalidade profissional, mediante a delimitação de funções e competências, tendo como exemplo o desenvolvimento da competência responsabilidade. Esta abordagem pode ser considerada como base para a formação de profissionais que por sua vez serão essenciais para o desempenho competente da profissão. Advinda desta análise, se enfatiza a importância da formação a partir da abordagem de ensino-aprendizagem baseada em competências profissionais.

Palabras clave : Pedagogia hospitalar; Profissionalização e desenvolvimento profissional; Formação baseada em competências; Docente; Educação hospitalar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )