SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Uma história da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, em Ji-Paraná (1988-2012)Narrativas que contam uma história sobre um grupo escolar rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GALLEGO, Dolores Carrillo; CARRILLO, Pilar Olivares  e  MOCHON, José Francisco Castejón. Calcular com os Cadernos de exercícios Rubio. Características e evolução desde 1959. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e021.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-21.

Os Cadernos de exercícios Rubio são materiais escolares amplamente distribuídos em Espanha desde 1959. Para a realização deste trabalho utilizou-se o fundo de cadernos existentes no Centro de Estudos sobre Memória Educativa (CEME) da Universidade de Múrcia. A investigação concentra-se nos cadernos de operações aritméticas de Rubio, estudam-se as suas características e a sua evolução durante os últimos 60 anos desde a sua criação, identificando seis períodos de comercialização. Constatou-se a estabilidade das práticas de aprendizagem das operações aritméticas, a invariabilidade dos conteúdos entre as etapas 2 e 5, a diminuição do número de operações propostas e o aumento de ilustrações. Também se comprovou que, na renovação dos cadernos, houve influências, sobretudo, de aspetos comerciais e não de critérios baseados na Didática da Matemática.

Palavras-chave : Cadernos escolares; Operações aritméticas.; Aprendizagem de algoritmos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )