SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Narratives that tell a story about a rural school groupNortheast Science Teaching Center (CECINE) and a history of math teacher training in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Maria Célia Leme da; FRIZZARINI, Claudia Regina Boen  and  CONCEICAO, Gabriel Luís. Trabalhos manuais e saberes geométricos - apropriações do Rio de Janeiro a partir da circulação internacional. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e023.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-23.

O presente artigo tem como objetivo compreender como propostas de inserção dos trabalhos manuais no ensino primário, que circularam internacionalmente, foram apropriadas no contexto brasileiro, em particular, no Rio de Janeiro, no final do século XIX até a década de 30 do século XX. A análise das fontes pauta-se sobre a circulação e as transferências de conhecimentos; processos de apropriação e objetivação (Matasci, 2015; Valente, 2020). Identificou-se que os três métodos colocados em circulação pelos viajantes brasileiros - Froebel, Boogaerts e Slodj - não foram igualmente incorporados, referenciados e nem reproduzidos para o contexto brasileiro. Conclui-se que, para que os trabalhos manuais fossem considerados como um auxiliar poderoso da geometria, se fez necessário um longo processo de objetivação, de mais de quatro décadas.

Keywords : Froebel; Boogaerts; Slodj; Missão Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )