SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Handcraft and geometric knowledge - appropriation of knowledge in rio de janeiro from international circulationMathematics in the Preparatory Course for the Admission Exam at the Ginásio Pelotense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MORAIS, Marcelo Bezerra de. Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) e uma história da formação de professores de matemática no Brasil. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e024.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-24.

Neste artigo, temos a intenção de apresentar uma versão histórica sobre a formação de professores de matemática ofertada pelo CECINE, levando em consideração mais estritamente o cenário do Rio Grande do Norte por ter sido o foco de nossos estudos. Para isso, lançamos mão de documentos constituídos a partir de uma operação historiográfica que mobilizou a História Oral como metodologia de pesquisa. Esta pesquisa, inserida em uma proposta de amplo espectro do Grupo História Oral e Educação Matemática, apresenta como apontamentos cursos ofertados pelo CECINE no qual buscou-se disseminar pelo Norte e Nordeste a Matemática Moderna e ainda a oferta de cursos de Licenciatura de Curta Duração em Ciências, que formou professores para atuar nessas regiões e ainda no Centro Oeste.

Keywords : História da Educação Matemática; Centros de Ciências; Formação de professores; Historiografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )