SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Trabalhos manuais e saberes geométricos - apropriações do Rio de Janeiro a partir da circulação internacionalA Matemática no Curso Preparatório ao Exame de Admissão do Ginásio Pelotense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MORAIS, Marcelo Bezerra de. Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) e uma história da formação de professores de matemática no Brasil. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e024.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-24.

Neste artigo, temos a intenção de apresentar uma versão histórica sobre a formação de professores de matemática ofertada pelo CECINE, levando em consideração mais estritamente o cenário do Rio Grande do Norte por ter sido o foco de nossos estudos. Para isso, lançamos mão de documentos constituídos a partir de uma operação historiográfica que mobilizou a História Oral como metodologia de pesquisa. Esta pesquisa, inserida em uma proposta de amplo espectro do Grupo História Oral e Educação Matemática, apresenta como apontamentos cursos ofertados pelo CECINE no qual buscou-se disseminar pelo Norte e Nordeste a Matemática Moderna e ainda a oferta de cursos de Licenciatura de Curta Duração em Ciências, que formou professores para atuar nessas regiões e ainda no Centro Oeste.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Centros de Ciências; Formação de professores; Historiografia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )