SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Northeast Science Teaching Center (CECINE) and a history of math teacher training in Brazil(Mathematics) Teacher training initiatives in two cities in Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

RIOS, Diogo Franco  and  SANTOS, Mélany Silva dos. A Matemática no Curso Preparatório ao Exame de Admissão do Ginásio Pelotense. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e025.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-25.

Apresentamos uma análise sobre as modificações que ocorreram no ensino de Matemática no curso preparatório ao Exame de Admissão ao Ginásio Pelotense, denominado “Curso Admissão”, que existiu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Expomos permanências e modificações dos conteúdos de Matemática entre 1960 e 1971, a partir de uma análise documental dos diários do Curso Admissão e das prescrições do Programa para os Exames de Admissão (PEA), estabelecido em âmbito nacional, e do Programa Experimental para o Ensino Primário Gaúcho (PEEPG). Entre as conclusões, destaca-se que a Matemática do Curso foi se modificando em função das alterações educacionais, relacionadas ao Primário e ao Secundário, que vinham sendo praticadas à época. Essas modificações, especialmente em relação à segunda metade dos anos de 1960, também podem ser associadas à influência da Matemática Moderna, apesar disso não ter significado uma ruptura completa com os programas estabelecidos nos anos 50.

Keywords : História da Educação Matemática; Ensino Secundário; Matemática Moderna; Currículo; Curso Admissão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )