SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Mathematics in the Preparatory Course for the Admission Exam at the Ginásio PelotenseHow do we teach arithmetic? Elements of arithmetic for teaching in Faria de Vasconcelos’s handbook author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MIRANDA, Bruna Camila Both  and  BOTH, Eliete Grasiela. Movimentos de formação de professores (de Matemática) em dois municípios mato-grossenses. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e026.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-26.

Este artigo é resultado de duas pesquisas de pós-graduação, desenvolvidas por meio da metodologia da História Oral (HO), e trata dos movimentos oficiais de formação de professores (de Matemática), em recortes temporais compreendidos na segunda metade do século XX, ocorridos em dois municípios mato-grossenses: Cuiabá e Barra do Garças. Similaridades podem ser encontradas entre esses processos, os resultados analisados permitem perceber os signos da carência e da urgência ditando as políticas formativas implantadas em ambos os municípios, além de características comuns sobre a compreensão institucional de formação docente. As discussões possibilitam, ainda, identificar particularidades locais, com relação aos movimentos estudados.

Keywords : História Oral; Cuiabá; Barra do Garças.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )