SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Las Matemáticas en el Curso Preparatorio para el Examen de Admisión del Ginásio Pelotense¿Cómo enseñar aritmética? Elementos de aritmética para enseñar en el manual de Faria de Vasconcelos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MIRANDA, Bruna Camila Both  y  BOTH, Eliete Grasiela. Movimentos de formação de professores (de Matemática) em dois municípios mato-grossenses. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e026.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-26.

Este artigo é resultado de duas pesquisas de pós-graduação, desenvolvidas por meio da metodologia da História Oral (HO), e trata dos movimentos oficiais de formação de professores (de Matemática), em recortes temporais compreendidos na segunda metade do século XX, ocorridos em dois municípios mato-grossenses: Cuiabá e Barra do Garças. Similaridades podem ser encontradas entre esses processos, os resultados analisados permitem perceber os signos da carência e da urgência ditando as políticas formativas implantadas em ambos os municípios, além de características comuns sobre a compreensão institucional de formação docente. As discussões possibilitam, ainda, identificar particularidades locais, com relação aos movimentos estudados.

Palabras clave : História Oral; Cuiabá; Barra do Garças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )