SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A Matemática no Curso Preparatório ao Exame de Admissão do Ginásio PelotenseComo se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MIRANDA, Bruna Camila Both  e  BOTH, Eliete Grasiela. Movimentos de formação de professores (de Matemática) em dois municípios mato-grossenses. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e026.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-26.

Este artigo é resultado de duas pesquisas de pós-graduação, desenvolvidas por meio da metodologia da História Oral (HO), e trata dos movimentos oficiais de formação de professores (de Matemática), em recortes temporais compreendidos na segunda metade do século XX, ocorridos em dois municípios mato-grossenses: Cuiabá e Barra do Garças. Similaridades podem ser encontradas entre esses processos, os resultados analisados permitem perceber os signos da carência e da urgência ditando as políticas formativas implantadas em ambos os municípios, além de características comuns sobre a compreensão institucional de formação docente. As discussões possibilitam, ainda, identificar particularidades locais, com relação aos movimentos estudados.

Palavras-chave : História Oral; Cuiabá; Barra do Garças.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )