SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28How do we teach arithmetic? Elements of arithmetic for teaching in Faria de Vasconcelos’s handbookThe collection Mathematics, methodology and complements for primary school teachers, by Ruy Madsen Barbosa: an interpretative analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

ROLKOUSKI, Emerson; VIANNA, Carlos Roberto  and  MOREIRA, Laura Leal. Uma história de Formação de Professores no Paraná: a Universidade Volante. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e028.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-28.

Este artigo apresenta os cursos de formação de professores ofertados pelo projeto da Universidade Federal do Paraná, Universidade Volante, na década de 1960. A história é contada a partir de fontes documentais e de fontes orais criadas para essa investigação sobre uma parte da História da Educação no Paraná. Foram consultados os anuários da Universidade Federal do Paraná, promotora da Universidade Volante, que forneceram dados quantitativos. As fontes orais contribuíram com aspectos qualitativos e foram criadas a partir de entrevistas com duas educadoras que participaram do projeto, uma como formadora e outra como aluna. As entrevistas foram realizadas seguindo procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, que são apresentados no artigo. A investigação revelou como se mobilizavam os professores do interior do Paraná, na década de 1960, em busca de formação profissional em um cenário que revela uma faceta da história da formação de professores e da educação matemática no Brasil.

Keywords : História da Educação; Formação de Professores; História Oral; História da Educação Matemática no Paraná.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )