SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28¿Cómo enseñar aritmética? Elementos de aritmética para enseñar en el manual de Faria de VasconcelosLa colección Matemáticas, metodología y complementos para maestros de primaria, de Ruy Madsen Barbosa: un análisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

ROLKOUSKI, Emerson; VIANNA, Carlos Roberto  y  MOREIRA, Laura Leal. Uma história de Formação de Professores no Paraná: a Universidade Volante. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e028.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-28.

Este artigo apresenta os cursos de formação de professores ofertados pelo projeto da Universidade Federal do Paraná, Universidade Volante, na década de 1960. A história é contada a partir de fontes documentais e de fontes orais criadas para essa investigação sobre uma parte da História da Educação no Paraná. Foram consultados os anuários da Universidade Federal do Paraná, promotora da Universidade Volante, que forneceram dados quantitativos. As fontes orais contribuíram com aspectos qualitativos e foram criadas a partir de entrevistas com duas educadoras que participaram do projeto, uma como formadora e outra como aluna. As entrevistas foram realizadas seguindo procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, que são apresentados no artigo. A investigação revelou como se mobilizavam os professores do interior do Paraná, na década de 1960, em busca de formação profissional em um cenário que revela uma faceta da história da formação de professores e da educação matemática no Brasil.

Palabras clave : História da Educação; Formação de Professores; História Oral; História da Educação Matemática no Paraná.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )