SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de VasconcelosA Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: uma análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

ROLKOUSKI, Emerson; VIANNA, Carlos Roberto  e  MOREIRA, Laura Leal. Uma história de Formação de Professores no Paraná: a Universidade Volante. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e028.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-28.

Este artigo apresenta os cursos de formação de professores ofertados pelo projeto da Universidade Federal do Paraná, Universidade Volante, na década de 1960. A história é contada a partir de fontes documentais e de fontes orais criadas para essa investigação sobre uma parte da História da Educação no Paraná. Foram consultados os anuários da Universidade Federal do Paraná, promotora da Universidade Volante, que forneceram dados quantitativos. As fontes orais contribuíram com aspectos qualitativos e foram criadas a partir de entrevistas com duas educadoras que participaram do projeto, uma como formadora e outra como aluna. As entrevistas foram realizadas seguindo procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, que são apresentados no artigo. A investigação revelou como se mobilizavam os professores do interior do Paraná, na década de 1960, em busca de formação profissional em um cenário que revela uma faceta da história da formação de professores e da educação matemática no Brasil.

Palavras-chave : História da Educação; Formação de Professores; História Oral; História da Educação Matemática no Paraná.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )