SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A History of Teacher Education in Paraná: The Volante UniversityAmong sailors and navigations: log books about the Mathematics Degree at the Federal University of Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti  and  MILANEZ, Natalia Cristina. A Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: uma análise. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e029.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-29.

Este artigo tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade, proposto por Thompson (1995), em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette (2009). A Coleção, cujo autor é Ruy Madsen Barbosa e cuja primeira edição é de 1966, é composta por três volumes. A análise dessa obra nos permite apontar tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática em detrimento do que se considera ser adequado como guia à formação de professores.

Keywords : Análise de livros; Movimento Matemática Moderna; História da Educação Matemática Brasileira; Ensino Primário; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )