SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The collection Mathematics, methodology and complements for primary school teachers, by Ruy Madsen Barbosa: an interpretative analysisOpinions of Documenta Magazine: Mathematics teacher training courses in Brazil (1962 to 1979) in focus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

PINTO, Thiago Pedro  and  MORAIS, Ana Claudia Lemes de. Entre navegantes e navegações: diários de bordo sobre o curso Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e030.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-30.

Apresentam-se neste texto algumas compreensões sobre o início da Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tais compreensões surgem de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo caracterizar os movimentos iniciais da constituição desse curso. As análises, pautadas em cinco entrevistas produzidas ao longo do mestrado, foram realizadas inspiradas nos delineamentos da História Oral, valendo-se de seus recursos de transcrição e textualização, juntamente com documentos oficiais obtidos na instituição. Esta metodologia vem sendo utilizada na Educação Matemática, em especial pelo Grupo História Oral de Educação Matemática (GHOEM) e História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP). Neste trabalho, dois movimentos destacaram-se e foram discutidos como temas de dois diários de bordo: (i) o de uma história sobre o curso investigado e; (ii) a importância de ações prévias (Parceladas e Licenciaturas Curtas) à sua criação, entendidas como uma continuidade de ações.

Keywords : História da Educação Matemática; História Oral; Educação a Distância; Licenciatura em Matemática a Distância; Universidade Aberta do Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )