SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La colección Matemáticas, metodología y complementos para maestros de primaria, de Ruy Madsen Barbosa: un análisisDictámenes de la Revista Documenta: cursos de formación de profesores de Matemáticas en Brasil (1962 a 1979) en foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

PINTO, Thiago Pedro  y  MORAIS, Ana Claudia Lemes de. Entre navegantes e navegações: diários de bordo sobre o curso Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e030.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-30.

Apresentam-se neste texto algumas compreensões sobre o início da Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tais compreensões surgem de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo caracterizar os movimentos iniciais da constituição desse curso. As análises, pautadas em cinco entrevistas produzidas ao longo do mestrado, foram realizadas inspiradas nos delineamentos da História Oral, valendo-se de seus recursos de transcrição e textualização, juntamente com documentos oficiais obtidos na instituição. Esta metodologia vem sendo utilizada na Educação Matemática, em especial pelo Grupo História Oral de Educação Matemática (GHOEM) e História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP). Neste trabalho, dois movimentos destacaram-se e foram discutidos como temas de dois diários de bordo: (i) o de uma história sobre o curso investigado e; (ii) a importância de ações prévias (Parceladas e Licenciaturas Curtas) à sua criação, entendidas como uma continuidade de ações.

Palabras clave : História da Educação Matemática; História Oral; Educação a Distância; Licenciatura em Matemática a Distância; Universidade Aberta do Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )