SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Among sailors and navigations: log books about the Mathematics Degree at the Federal University of Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MARTINS, Maria Ednéia  and  GOMES, Letícia Nogueira. Pareceres da Revista Documenta: cursos de formação de professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979) em foco. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e031.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-31.

Neste artigo, apresenta-se uma análise de pedidos de autorização, conversão ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática no Brasil, entre 1962 e 1979. Esses pedidos foram feitos por instituições públicas federais ou privadas e publicados na Revista Documenta. Esta Revista foi publicada mensalmente, entre 1962 e 2006, pelo Conselho Federal de Educação (CFE). A análise aqui em tela é um recorte da pesquisa de Gomes (2019), a qual integra o projeto de ampla envergadura Mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Para analisar esses pareceres Gomes (2019) mobilizou o referencial da Hermenêutica de Profundidade, proposto por Jonh. B. Thompson. Assim, trazemos para o debate acadêmico, intenções declaradas de formar professores, justificativas dos conselheiros, inserções de regiões geográficas no mapeamento e de cursos em sua intenção de ser, ainda que muitos deles não tenham sido criados. Esta é, julgamos, nossa principal contribuição para a História da Educação Matemática.

Keywords : História da Educação Matemática; Hermenêutica de Profundidade; Conselho Federal de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )