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Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MARTINS, Maria Ednéia  y  GOMES, Letícia Nogueira. Pareceres da Revista Documenta: cursos de formação de professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979) em foco. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e031.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-31.

Neste artigo, apresenta-se uma análise de pedidos de autorização, conversão ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática no Brasil, entre 1962 e 1979. Esses pedidos foram feitos por instituições públicas federais ou privadas e publicados na Revista Documenta. Esta Revista foi publicada mensalmente, entre 1962 e 2006, pelo Conselho Federal de Educação (CFE). A análise aqui em tela é um recorte da pesquisa de Gomes (2019), a qual integra o projeto de ampla envergadura Mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Para analisar esses pareceres Gomes (2019) mobilizou o referencial da Hermenêutica de Profundidade, proposto por Jonh. B. Thompson. Assim, trazemos para o debate acadêmico, intenções declaradas de formar professores, justificativas dos conselheiros, inserções de regiões geográficas no mapeamento e de cursos em sua intenção de ser, ainda que muitos deles não tenham sido criados. Esta é, julgamos, nossa principal contribuição para a História da Educação Matemática.

Palabras clave : História da Educação Matemática; Hermenêutica de Profundidade; Conselho Federal de Educação.

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