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Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

STERNBERG, Robert. Residência pedagógica e formação de professores: apontamentos críticos sobre os programas de formação como meio de política social. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e044.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-44.

O objetivo desta pesquisa é analisar o Programa de Residência Pedagógica instituído pelo Governo Federal Brasileiro como política social, a fim de apontar contribuições e retrocessos em relação à sua implantação nas universidades federais brasileiras. Por meio de levantamento bibliográfico, trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e utiliza referenciais teóricos críticos baseados nas discussões de Nóvoa, Contreras, Marcelo Garcia, Mellouki e Gauthier para subsidiar análises relacionadas à compreensão da formação de professores e programas sociais de políticas públicas. . Utilizamos notas de Antonio Nóvoa (2009) para pensar a criação de um programa de formação de professores considerando os desafios contemporâneos. Estudos mostram a necessidade de redefinir o programa de residência pedagógica para que possamos avançar em prol de um projeto maior de formação de professores no Brasil.

Palavras-chave : Residência Pedagógica; Formação de professor; Políticas sociais de Ensino; Programas de formação de professores.

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