SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The use of the seminar as a facilitator in the process of teaching and learning computational languagesThe board game of Basic Education: new Fundeb and the Public School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

BANDEIRA, Marconde Ávila; PORTILHO, Rosiane  and  MILEO, Irlanda Do Socorro de Oliveira. Representações sociais dos discentes deficientes auditivos na educação de jovens e adultos. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e046.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-46.

Este estudo divulga a experiência vivenciada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre as representações sociais dos discentes deficientes auditivos e o processo de exclusão no município de Altamira, Pará. A fundamentação teórica se baseia nos estudos sobre as representações sociais; representação do mundo da criança de Piaget; fundamentos de defectologia da criança anormal de Vygotsky. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Observamos a exclusão vivenciada pelos sujeitos deficientes auditivos na unidade escolar. Contudo, no ensino noturno, os discentes se sentem desafiados a se desenvolverem intelectualmente. O encontro com a Língua Brasileira de Sinais representa uma possível ferramenta para o desenvolvimento social escolar na transformação social de sua realidade.

Keywords : Representações sociais; Deficientes auditivos; Educação de jovens e adultos; Educação especial; inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )