SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28El uso del seminario como facilitador en el proceso de enseñanza y aprendizaje de lenguas computacionalesLa Junta de Educación Básica: el nuevo Fundeb y la Escuela Pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

BANDEIRA, Marconde Ávila; PORTILHO, Rosiane  y  MILEO, Irlanda Do Socorro de Oliveira. Representações sociais dos discentes deficientes auditivos na educação de jovens e adultos. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e046.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-46.

Este estudo divulga a experiência vivenciada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre as representações sociais dos discentes deficientes auditivos e o processo de exclusão no município de Altamira, Pará. A fundamentação teórica se baseia nos estudos sobre as representações sociais; representação do mundo da criança de Piaget; fundamentos de defectologia da criança anormal de Vygotsky. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Observamos a exclusão vivenciada pelos sujeitos deficientes auditivos na unidade escolar. Contudo, no ensino noturno, os discentes se sentem desafiados a se desenvolverem intelectualmente. O encontro com a Língua Brasileira de Sinais representa uma possível ferramenta para o desenvolvimento social escolar na transformação social de sua realidade.

Palabras clave : Representações sociais; Deficientes auditivos; Educação de jovens e adultos; Educação especial; inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )