SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Education as a collective right in the construction of citizenship and dignity of the human person: the reality of an unconstitutional state of thingsSchool, comprehensive education and Human Rights Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

FELIX, Viviane Patrícia Pereira  and  SILVA, Ivanderson Pereira da. Experiências com o ensino híbrido a partir de seminários virtuais assíncronos: contribuições para um cenário de mudanças. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e049.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-49.

O Ensino de Ciências da Saúde em nível Superior ainda percebe, de forma predominante, seus aprendizes como receptores de informações. Diante desse cenário, foram propostos seminários virtuais assíncronos de Histologia, a fim de promover o protagonismo dos estudantes do 1º ano do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública de Alagoas. O presente estudo teve por objetivos: compreender as demandas formativas que se apresentam na sociedade em face do contexto da cibercultura; explorar as potencialidades dos ambientes virtuais de aprendizagem para o desenvolvimento de experiências formativas no contexto do Ensino de Saúde; e analisar os limites e possibilidades dos seminários virtuais assíncronos para o ensino de Histologia. A coleta e análise dos dados se deu, respectivamente, por meio de Grupo Focal e Análise de Conteúdo. Constatou-se que esse tipo de estratégia favorece o protagonismo discente.

Keywords : Ensino Híbrido; Histologia; Educação Online; Seminários Virtuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )