SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La educación como derecho colectivo en la construcción de la ciudadanía y la dignidad de la persona humana: la realidad de un estado de cosas inconstitucionalEscuela, educación integral y educación en derechos humanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FELIX, Viviane Patrícia Pereira  y  SILVA, Ivanderson Pereira da. Experiências com o ensino híbrido a partir de seminários virtuais assíncronos: contribuições para um cenário de mudanças. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e049.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-49.

O Ensino de Ciências da Saúde em nível Superior ainda percebe, de forma predominante, seus aprendizes como receptores de informações. Diante desse cenário, foram propostos seminários virtuais assíncronos de Histologia, a fim de promover o protagonismo dos estudantes do 1º ano do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública de Alagoas. O presente estudo teve por objetivos: compreender as demandas formativas que se apresentam na sociedade em face do contexto da cibercultura; explorar as potencialidades dos ambientes virtuais de aprendizagem para o desenvolvimento de experiências formativas no contexto do Ensino de Saúde; e analisar os limites e possibilidades dos seminários virtuais assíncronos para o ensino de Histologia. A coleta e análise dos dados se deu, respectivamente, por meio de Grupo Focal e Análise de Conteúdo. Constatou-se que esse tipo de estratégia favorece o protagonismo discente.

Palabras clave : Ensino Híbrido; Histologia; Educação Online; Seminários Virtuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )