SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Experiencias de enseñanza híbrida a partir de seminarios virtuales asincrónicos: aportes a un escenario cambianteLa formación del educuador social que trabaja en instituciones de acogida: un estado del arte (2009-2019) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

KLEIN, Ana Maria; BRESSAN, Marina Scaramuzza  y  SANTOS, Paula Toledo Lara dos. Escola, educação integral e a Educação em Direitos Humanos. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e050.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-50.

O presente ensaio aborda a crescente importância da escola em sociedades cada vez mais complexas e a consequente necessidade de uma educação integral que conceba o ser humano em sua multidimensionalidade e volte-se para a humanização dos estudantes. Propõe-se a formação ética e para a cidadania por meio da Educação em Direitos Humanos. Este tipo de educação, obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino no país, estrutura-se a partir de conhecimentos sobre os Direitos Humanos, valores como igualdade, liberdade e solidariedade e práticas que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação de suas violações. Este conhecimento desenvolve-se pela problematização da realidade contribuindo para a inserção social e cidadã crítica em relação às violações de direitos que ocorrem no país.

Palabras clave : Educação em Direitos Humanos; Educação integral; Escola; Formação ética; Direitos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )