SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Escuela, educación integral y educación en derechos humanosPrácticas extensionistas en el contexto de Proex/Unitins: un camino para superar las desigualdades sociales en tiempos de cambio en el sistema educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SILVA, Léslie Amanda da; FRANCA, Fabiane Freire  y  YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. A formação do/a educador/a social que atua em instituições de acolhimento: um estado da arte (2009-2019). Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e051.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-51.

O objetivo deste artigo é apresentar um estado da arte sobre a formação dos/as educadores/as sociais que atuam em instituições de acolhimento, com o recorte temporal de 2009 a 2019. As pesquisas foram mapeadas no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas plataformas de difusão científica online Scielo e Google Acadêmico. Os resultados encontrados evidenciam a necessidade de pesquisas sobre a formação dos/as educadores/as sociais, visto que desde o Projeto de Lei 5346, apresentado no ano de 2009, foi proposta a regulamentação profissional da educação social no Brasil. Constatou-se que até a presente data, o Projeto de Lei 2941/2019, que também trata da regulamentação da profissionalização dos/as educadores/as sociais encontra-se em tramitação e aguarda a aprovação do Congresso. Dessa forma, as pesquisas encontradas dialogam com as legislações que são abordadas pelas autorias e propiciam discussões acerca da formação do/a educador/a social e sua atuação em instituições de acolhimento.

Palabras clave : Educadores/as Sociais; Estado da Arte; Instituição de Acolhimento; Pedagogia Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )