SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Implementación de acciones educativas en salud en la sala de espera como estrategia de adhesión del paciente a la vacunación en una unidad básica de saludBrasil entre el pasado y el futuro: lo que tenemos y lo que queremos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

LANGHI, Celi  y  CORDEIRO, Denilson de Sousa. Relações entre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e educação corporativa. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e055.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-55.

Empresas brasileiras têm exigido novas competências de seus colaboradores. Para isso, novos modelos de gestão, aprendizagem e educação têm sido adotados, a fim de harmonizar os interesses das pessoas e suas carreiras com os objetivos estratégicos das corporações. Este artigo tem o objetivo de identificar relações entre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e educação corporativa. A partir da abordagem dos conceitos em textos acadêmicos produzidos sobre os tópicos, os assuntos foram articulados de modo a trazer maior compreensão sobre o tema. Como resultado, foi possível analisar como o conhecimento é obtido, armazenado, disseminado e empregado pelas empresas, o que fomenta a aprendizagem no ambiente corporativo, viabilizando o planejamento e a implantação de programas de educação que não apenas qualificam os colaboradores, mas também os ajudam a exercer a liderança nos diversos grupos de trabalho das organizações, o que traz diversos benefícios para indivíduos, grupos, empresas, comunidades e para a sociedade.

Palabras clave : Gestão do conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Educação corporativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )