SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Prácticas docentes innovadoras e insurgentes: interdisciplinariedad y contextualización como posibles caminosProfesores de enseñanza religiosa: estudio exploratorio de su desempeño profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; LAMBACH, Marcelo  y  SOUZA, Fernando Roberto Amorim. Interdisciplinaridade e Alfabetização Científica: um ensaio sobre os dois lados da mesma moeda. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e017.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-17.

O presente trabalho visa buscar nos fundamentos teóricos elementos para um diálogo entre a interdisciplinaridade e a alfabetização científica. Parte do pressuposto de que o ensino fragmentado em um currículo compartimentado em disciplinas se constitui como uma barreira para a construção do conhecimento, tendo em vista que, por via de regra, as disciplinas são fechadas em si, sem diálogo umas com as outras. O texto segue balizado por um questionamento: é possível a alfabetização científica sem a perspectiva interdisciplinar? Em face da natureza proposta para este trabalho, tenta-se um convite, sem convergência ao fim, a nos colocar em um estado dialético sobre nossa própria prática docente diante dos desafios na promoção da alfabetização científica. Conclui-se que, em virtude da compartimentação do currículo escolar, a alfabetização científica não logrará êxitos sem a perspectiva da interdisciplinaridade no ensino de ciências.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Alfabetização científica; Ensino de ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )