SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Interdisciplinariedad y Alfabetización Científica: un ensayo sobre las dos caras de la misma monedaEvaluación del aprendizaje en la escuela secundaria integrada: análisis de documentos y percepciones de los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SARAIVA, Alexsandro Macêdo  y  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Professores de ensino religioso: estudo exploratório sobre sua atuação profissional. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e032.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-32.

O presente estudo tem como objeto de análise a atuação profissional dos professores da disciplina de Ensino Religioso na rede municipal de uma cidade no Estado do Ceará e objetiva compreender a percepção destes sobre o Ensino Religioso e o modo como eles constroem suas práticas pedagógicas, tomando como base teórica o debate sobre desenvolvimento profissional docente (MARCELO, 2009; NÓVOA, 2009, FORMOSINHO, 2009; IMBERNÓN, 2011). Nesta pesquisa qualitativa exploratória, os dados foram produzidos por meio de um questionário on line, respondido por 30 professores. Os resultados demonstraram que os professores vivenciam em seu trabalho a precarização, a falta de apoio institucional e uma busca solitária e individual de construção dos aportes teórico-metodológicos para a disciplina. Concluímos que faz-se necessário realizar políticas de gestão e acompanhamento formativo destes docentes, de modo que as problemáticas no âmbito desta disciplina possam ser minoradas.

Palabras clave : Ensino Religioso; Atuação docente; Desenvolvimento profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )