SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Profesores de enseñanza religiosa: estudio exploratorio de su desempeño profesionalEl Programa Institucional para Iniciación Docente (PIBID) y licenciatario: un análisis de las experiencias de formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SILVA JUNIOR, José Davison da; BARBOSA, Valquíria Farias Bezerra  y  OLIVEIRA, Maria Luana Lopes de. Avaliação da aprendizagem no ensino médio integrado: análise documental e percepções de estudantes. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e033.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-33.

O objetivo do texto é compreender a avaliação da aprendizagem a partir das percepções de estudantes do ensino médio integrado. A pesquisa de cunho qualitativo teve como etapas a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas examinadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Baseado tanto nos documentos estudados, quanto nas pecepções de discentes, observa-se a existência de uma avaliação que tenta superar a concepção tradicional, por meio de práticas formativas. Por outro lado, as avaliações tradicionais, com foco na mensuração e consequente classificação do estudante, ainda persistem no contexto educacional estudado. Conclui-se que são necessárias práticas avaliativas que promovam uma melhor interação entre professor e aluno, com foco na aprendizagem e desenvolvimento do discente.

Palabras clave : Percepções da Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Ensino Médio Integrado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )