SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Assessment of Learning in integrated high school: documentary analysis and students’ perceptionsOfficial documents, academic research and pedagogical practices for building the transition between Early Childhood Education and Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; MANESCHY, Patricia  and  MORAES, João Marcos de Oliveira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os licenciados: uma análise sobre as experiências formadoras. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e034.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-34.

A pesquisa analisa a compreensão dos licenciandos do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sob dois aspectos: o processo formativo na IES e a experiência nas escolas tendo como referencial teórico: Tardif (2002), Xavier (2014), Nóvoa (2009, 2017). Apoia-se o estudo no modelo Bottom Up de análise das políticas públicas, identificando o planejado e o realizado na implementação (HILL, 2006, MOREIRA, 2016) por meio de questionário semiestruturado respondido por 28 estudantes. As experiências de iniciação à docência no âmbito da escola auxiliam na compreensão sobre as atividades realizadas, oportuniza as práticas colaborativas entre os docentes e os estudantes. O programa repercute também nas instituições de ensino superior formadoras, oportunizando o repensar do currículo e a qualidade da educação. Destaca-se como resultado do PIBID os efeitos positivos sobre o processo de profissionalização docente e a ampliação da visão crítica sobre a educação no contexto atual.

Keywords : Formação de Professores; Saberes docentes; Iniciação à Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )