SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Evaluación del aprendizaje en la escuela secundaria integrada: análisis de documentos y percepciones de los estudiantesDocumentos oficiales, investigación académica y prácticas Pedagógicas para la construcción de la transición entre Educación Infantil y Enseñanza Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; MANESCHY, Patricia  y  MORAES, João Marcos de Oliveira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os licenciados: uma análise sobre as experiências formadoras. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e034.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-34.

A pesquisa analisa a compreensão dos licenciandos do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sob dois aspectos: o processo formativo na IES e a experiência nas escolas tendo como referencial teórico: Tardif (2002), Xavier (2014), Nóvoa (2009, 2017). Apoia-se o estudo no modelo Bottom Up de análise das políticas públicas, identificando o planejado e o realizado na implementação (HILL, 2006, MOREIRA, 2016) por meio de questionário semiestruturado respondido por 28 estudantes. As experiências de iniciação à docência no âmbito da escola auxiliam na compreensão sobre as atividades realizadas, oportuniza as práticas colaborativas entre os docentes e os estudantes. O programa repercute também nas instituições de ensino superior formadoras, oportunizando o repensar do currículo e a qualidade da educação. Destaca-se como resultado do PIBID os efeitos positivos sobre o processo de profissionalização docente e a ampliação da visão crítica sobre a educação no contexto atual.

Palabras clave : Formação de Professores; Saberes docentes; Iniciação à Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )