SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and its participants: an analysis of formative experiencesSocial representations of students with age-grade distortion about evening high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

GONCALVES, Luciana dos Santos  and  ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Documentos oficiais, pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas na construção da transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e035.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-35.

O objetivo deste artigo é analisar o processo de transição de crianças da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), a partir de documentos oficiais que provêem os sistemas de ensino com diretrizes ao trabalho pedagógico e de investigações científicas sobre o tema. Para tal, realizamos pesquisa documental (analisando 8 documentos produzidos na esfera federal como referenciais para as redes educacionais) e pesquisa bibliográfica (analisando 23 trabalhos científicos, entre artigos, dissertações e teses). Como resultados destacamos que no campo do discurso (legal e acadêmico-científico) reconhece-se a importância de procedimentos para que a transição promova condições favoráveis ao desenvolvimento infantil; entretanto, no campo das práticas pedagógicas pouco é concretizado. Conjecturamos como possível fonte desta heterogeneidade o modo de construção dos discursos, marcados por pouca interlocução entre os distintos campos. Destacamos a cristalização dos problemas, já que as análises dos aportes dos dois discursos evidenciam poucas transformações quanto ao que se diz e ao que se faz. Fundamentando-nos na Teoria Histórico-cultural apontamos a relevância de esforços para transformações no panorama descrito, tanto em termos do discurso oficial quanto em termos de futuras pesquisas, realçando que as condições concretas de organização e articulação dos dois segmentos educacionais podem ser mais ou menos mobilizadoras e férteis para o desenvolvimento infantil.

Keywords : Infância; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )