SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Official documents, academic research and pedagogical practices for building the transition between Early Childhood Education and Elementary SchoolUniversity Teaching: with focus on the training needs of professors with bachelor’s degrees in Business author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

PEREIRA, Antonio Serafim  and  TOSCAN, Tainá Silva Candido. Representações sociais de alunos com distorção idade-série sobre o Ensino Médio noturno. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e036.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-36.

Este trabalho relata o estudo realizado em uma escola pública estadual do sul catarinense, com o objetivo de compreender as representações sociais do Ensino Médio noturno de alunos em condição de distorção idade-série. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Os dados obtidos nos levaram a inferir que a situação econômica vulnerável dos alunos, associada às questões que envolvem o currículo escolar, contribui para a produção do quadro de distorção idade-série. Evidenciamos, nas falas dos estudantes, a representação da escola como via de mobilidade social, centrada na lógica de mercado.

Keywords : Ensino Médio noturno; Representações sociais; Distorção idade-série; Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )