SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Documentos oficiales, investigación académica y prácticas Pedagógicas para la construcción de la transición entre Educación Infantil y Enseñanza PrimariaEnseñanza universitaria: se centran en las necesidades de formación de los profesores bachilleres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

PEREIRA, Antonio Serafim  y  TOSCAN, Tainá Silva Candido. Representações sociais de alunos com distorção idade-série sobre o Ensino Médio noturno. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e036.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-36.

Este trabalho relata o estudo realizado em uma escola pública estadual do sul catarinense, com o objetivo de compreender as representações sociais do Ensino Médio noturno de alunos em condição de distorção idade-série. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Os dados obtidos nos levaram a inferir que a situação econômica vulnerável dos alunos, associada às questões que envolvem o currículo escolar, contribui para a produção do quadro de distorção idade-série. Evidenciamos, nas falas dos estudantes, a representação da escola como via de mobilidade social, centrada na lógica de mercado.

Palabras clave : Ensino Médio noturno; Representações sociais; Distorção idade-série; Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )