SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Social representations of students with age-grade distortion about evening high schoolDidactic sequence of formal oral genres in the final years of elementary school: the oral presentation in focus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SANTOS, Darlene Silva dos  and  MELO, Geovana Ferreira. University Teaching: with focus on the training needs of professors with bachelor’s degrees in Business. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e037.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-37.

A pesquisa apresenta como temática as necessidades formativas de professores bacharéis que atuam no curso de Administração de uma instituição federal de educação superior. A problemática está circunscrita no dilema histórico da pós-graduação stricto sensu: pesquisador versus professor, em que há uma verticalização do conhecimento específico da área de atuação, no entanto, sem interfaces com a dimensão didático-pedagógica. A investigação é de abordagem qualitativa, exploratória e foi desenvolvida em uma universidade pública federal, com dez professores com formação em bacharelado. Os dados foram construídos por meio de questionário e realização de grupo focal. A análise indica como principais necessidades formativas dos docentes bacharéis a compreensão da didática, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, além de aspectos relacionados à organização da aula como espaço crítico, criativo e emancipatório dos estudantes. A pesquisa revela a importância de fortalecimento da pedagogia universitária, de modo a consolidar espaços e tempos de formação pautados nas necessidades formativas dos docentes.

Keywords : Docência Universitária; Necessidades Formativas; Desenvolvimento Profissional; Professores Bacharéis em Administração.

        · abstract in Portuguese | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )