SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Datos de una actividad pedagógica para la lectura de imágenes de violencia, en Didáctica de la HistoriaSubvenciones para la construcción de una cartilla sobre la necesidad de incluir a las personas con enanismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FREITAS, André Luis Castro de  y  FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. Educação ambiental crítica: revisitando os pressupostos de Paulo Freire e Enrique Dussel. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e040.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-40.

O artigo tem como objetivo constituir aproximações entre o campo da educação ambiental crítica e os pressupostos de autores como Paulo Freire e Enrique Dussel. A partir de um estudo descritivo crítico, resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, tem-se como intenção elencar a relevância no campo das relações educativas, na área da educação ambiental, as categorias: diálogo, alteridade, dialética e situação-limite. Primeiramente, reflete-se sobre o exercício de um caminhar em que os seres humanos se movimentem dialeticamente, conduzidos pela palavra do Outro. Na segunda parte, faz-se uma discussão sobre a presença na educação da práxis social como processo de reflexão sobre a vida e a natureza, no que implique a ação de transformar a realidade. Por fim, realizam-se reflexões de como a partir das categorias elencadas, por meio de uma educação ambiental crítica, é possível fazer frente à manipulação e aos efeitos produzidos pelo modelo civilizatório em curso.

Palabras clave : Diálogo; Alteridade; Dialética; Situação-limite.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )