SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Critical environmental education: revisiting the assumptions of Paulo Freire and Enrique DusselPodcast as a potential didactic resource for practice and teacher formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

FARIA, Andréa Nascimento Moreira; MARIANI, Ruth  and  LIMA, Neuza Rejane Wille. Subsídios para a construção de cartilha sobre a necessidade de incluir pessoas com nanismo. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e041.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-41.

O nanismo é uma condição genética que envolve um crescimento esquelético anormal, desencadeando numa estatura inferior se comparada à média populacional. O presente estudo teve como objetivo conscientizar e contextualizar sobre a necessidade de inclusão da pessoa com nanismo através da aplicação de um questionário com 31 perguntas que serviu como base para a construção de uma cartilha sobre o tema proposto. O questionário foi enviado através do Google Forms para 400 pessoas, incluindo componentes do CMPDI, colegas da faculdade e o grupo Anões Unidos. As 76 respostas obtidas (validação e teste) revelaram que há conhecimento superficial sobre o tema, precariedade em relação à acessibilidade, além de humilhação e preconceito. Desse modo, visando reverter esse cenário criou-se: “Nanismo em Debate: Cartilha Pedagógica para a Inclusão Social” que será divulgada através da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão em breve.

Keywords : Acessibilidade; Direitos Humanos; Inclusão; Preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )