SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educación ambiental crítica: revisando los presupuestos de Paulo Freire y Enrique DusselPodcast como un recurso didáctico potencial para la práctica y la formación del professorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FARIA, Andréa Nascimento Moreira; MARIANI, Ruth  y  LIMA, Neuza Rejane Wille. Subsídios para a construção de cartilha sobre a necessidade de incluir pessoas com nanismo. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e041.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-41.

O nanismo é uma condição genética que envolve um crescimento esquelético anormal, desencadeando numa estatura inferior se comparada à média populacional. O presente estudo teve como objetivo conscientizar e contextualizar sobre a necessidade de inclusão da pessoa com nanismo através da aplicação de um questionário com 31 perguntas que serviu como base para a construção de uma cartilha sobre o tema proposto. O questionário foi enviado através do Google Forms para 400 pessoas, incluindo componentes do CMPDI, colegas da faculdade e o grupo Anões Unidos. As 76 respostas obtidas (validação e teste) revelaram que há conhecimento superficial sobre o tema, precariedade em relação à acessibilidade, além de humilhação e preconceito. Desse modo, visando reverter esse cenário criou-se: “Nanismo em Debate: Cartilha Pedagógica para a Inclusão Social” que será divulgada através da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão em breve.

Palabras clave : Acessibilidade; Direitos Humanos; Inclusão; Preconceito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )