SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Subsidies for the Construction of a Primer on the need to include People with DwarfismImplications of experimentation as a contribution to problematized activities in understanding the corrosion phenomenon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

BODART, Cristiano das Neves  and  SILVA, Zaine Paula dos Santos. Podcast como potencial recurso didático para prática e a formação docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e042.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-42.

O artigo traz três pesquisas que se complementam. Uma marcada por uma análise do estado da arte em torno dos podcasts educativos; uma segunda pesquisa caracterizada por um experimento realizado em uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e, por fim, uma avaliação das perspectivas de futuros professores quanto as vantagens e desvantagens de utilização dessa ferramenta tecnológica nas suas aprendizagens, assim como da disposição em utilizar podcasts em suas futuras atuações docentes. A pesquisa evidencia que o volume de teses e dissertações voltadas para o uso de podcasts educativos é ainda reduzido, embora seja numerosa as potencialidades destacadas por esses trabalhos, evidenciando a importância de maiores investimentos no tema e divulgação de práticas bem sucedidas. A partir do experimento notou-se que o podcasts potencializou a aprendizagem dos futuros professores, bem como despertou-os para as possibilidades de seu uso em suas futuras práticas docentes.

Keywords : Formação de Professores; Podcast; Recurso Didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )