SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Subsídios para a construção de cartilha sobre a necessidade de incluir pessoas com nanismoImplicações da experimentação como aporte em atividades por problematização para compreensão do fenômeno corrosão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

BODART, Cristiano das Neves  e  SILVA, Zaine Paula dos Santos. Podcast como potencial recurso didático para prática e a formação docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e042.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-42.

O artigo traz três pesquisas que se complementam. Uma marcada por uma análise do estado da arte em torno dos podcasts educativos; uma segunda pesquisa caracterizada por um experimento realizado em uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e, por fim, uma avaliação das perspectivas de futuros professores quanto as vantagens e desvantagens de utilização dessa ferramenta tecnológica nas suas aprendizagens, assim como da disposição em utilizar podcasts em suas futuras atuações docentes. A pesquisa evidencia que o volume de teses e dissertações voltadas para o uso de podcasts educativos é ainda reduzido, embora seja numerosa as potencialidades destacadas por esses trabalhos, evidenciando a importância de maiores investimentos no tema e divulgação de práticas bem sucedidas. A partir do experimento notou-se que o podcasts potencializou a aprendizagem dos futuros professores, bem como despertou-os para as possibilidades de seu uso em suas futuras práticas docentes.

Palavras-chave : Formação de Professores; Podcast; Recurso Didático.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )