SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Implicaciones de la experimentación como contribución a actividades problemáticas para comprender el fenómeno de corrosiónTres miradas sobre el análisis narrativo en la investigación en educación matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

BITENCOURT, Loriége Pessoa  y  VEIGA, Bruna Borges da. Reflexões sobre as alterações do perfil dos estudantes de uma licenciatura em matemática por meio das narrativas de professores formadores. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e057.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-57.

Neste estudo, discorre-se sobre a formação de professores, tendo-se o objetivo de evidenciar os aspectos que caracterizam as alterações do perfil dos estudantes de uma licenciatura em Matemática, comparando-se esse processo no decorrer de três décadas, utilizando-se a seguinte questão norteadora: De que modo, na visão dos professores formadores da Licenciatura Plena em Matemática, participantes desta pesquisa, o perfil dos estudantes dessa licenciatura foi se alterando? Os dois professores que narraram a história da formação docente revelaram as características recorrentes que permitiram evidenciar as alterações do perfil dos estudantes ao se comparar duas épocas dessa formação. Na discussão dos dados utilizou-se a análise histórica, tendo-se as narrativas como instrumento de investigação da História Oral. Os resultados evidenciaram que os sujeitos percebem uma modificação no perfil dos estudantes devido às mudanças sociais, em especial aos avanços tecnológicos e ao acesso a eles.

Palabras clave : Trajetória formativa; Perfil do estudante da licenciatura; Formação de professores; Narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )