SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Thoughts about the profile changes of mathematics degree’s students through trainers professors narrativesResearch conducted in Brazil on education and citizenship: a state-of-the-art study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Carla Regina Mariano da; GONZALES, Kátia Guerchi  and  NAKAMURA, Maria Eliza Furquim Pereira. Três olhares sobre a análise de narrativas na pesquisa em educação matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e058.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-58.

Este texto discute narrativas em diferentes movimentos investigativos na História da Educação Matemática. Para essa reflexão, apresenta-se a experiência a partir de uma metodologia comum a três trabalhos. Assim, a História Oral (HO) é o aporte teórico-metodológico que coloca em movimento e faz refletir do seu potencial. Desta forma, tratamos - mais especificamente para esse texto - do modo como procedemos com as análises, explicitando para o leitor, como o caminhar da pesquisa e o amadurecimento científico do pesquisador fomentaram discussões e permitiram a constituição dos trabalhos analíticos. Os três diferentes olhares analíticos aqui apresentados enfatizam a potência da subjetividade na pesquisa, já que as escolhas teóricas estão intrinsecamente ligadas a trajetória da pesquisa e do pesquisador.

Keywords : Formação de Professores de Matemática; Metodologia de Pesquisa; Análise; Amadurecimento científico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )